quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O mercado de oficina está mudando e prezando mais pela qualidade do serviço e a capacitação dos funcionários


Hoje estamos há exato 1 mês de entrar em vigor a nova lei de regulamentação das oficinas mecânicas do estado de São Paulo, após a lei ficar em trâmite durante 6 anos na Assembleia Legislativa. O projeto de lei n° 322/2008 tornou-se a lei n° 15297/14 e com ela trouxe novas regras como a criação de um padrão para a abertura e regulamentação de novas oficinas e a exigência de uma capacitação do profissional responsável pelo estabelecimento.


Para as oficinas mecânicas a nova regulamentação proporcionará alguns desafios, em uma área onde os profissionais estudam e crescem através da execução já com a mão na massa, implantar uma cultura de treinamentos será bem difícil, já que cada oficina deverá contar com um responsável operacional, seja ele o dono ou um funcionário o que tiver como função essa responsabilidade terá que atender os requisitos da ABNT  (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) ou ter passado por um treinamento de 400 horas ou 40h se for comprovado experiência de dois anos. Os serviços prestados pela oficina também serão analisados e deverão  atender as normas ABNT.

“A medida é uma reivindicação antiga do setor de reparação de veículos e representa um avanço na legislação do estado, trazendo ainda mais credibilidade para oficinas independentes, já que as empresas deverão trabalhar de acordo com as normas estabelecidas, bem como legislação contribuirá também para garantir a excelência no atendimento aos clientes”, afirma para o site O Mecânico o presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional, Antonio Fiola.

As oficinas deverão mostrar em local de alta visibilidade o atestado de legalidade o número atestando o cumprimento dos dispositivos desta lei e o certificado de conclusão de treinamento do mecânico.

A lei entra vigor dia 11 de Janeiro de 2015, ou seja, se você dono de oficina ainda não tratou o assunto, deve nesse momento dedicar um tempo para resolver essa pendência antes que a lei seja feito válida dentro de um mês.