segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O papel dos seminovos no setor automotivo

É bem verdade que o setor e a indústria automotiva estão enfrentando um grande período de crise. Baixas no número de funcionários, greves, recessão, baixo grau de demanda e venda são coisas que não saem da cabeça dos representantes das grandes montadoras presentes no Brasil e que já estiveram em uma situação bem melhor.


As compras e financiamento dos automóveis foram diminuindo, as concessionárias e lojistas apelam para promoções, brindes e facilitação de pagamento, mas o mercado não melhora para os veículos novos. Já os seminovos, estão tomando seu posto na economia automotiva é o que mostrou a ultima ExpoFenabrave que trouxe algumas novidades para o setor.

“O perfil de consumo mudou muito nos últimos seis meses. A venda de veículos usados, que antes representava aproximadamente 50% do mercado, hoje é de mais de 80%. Com a queda na venda de carros novos, as concessionarias passaram a encontrar dificuldades de recompor o estoque de usados. 

Nós identificamos que havia ai uma oportunidade de negócio e criamos uma ferramenta que antecipa este processo” explica Sylvio Barros, CEO do Giro iCarros, ferramenta do site de classificados do Itaú apresentada durante a ExpoFENABRAVE deste ano.

Com a ferramenta iCarros as lojas cadastram qual perfil ou modelo de veículo elas procuram e o Giro iCarros traz as ofertas de pessoas físicas que já avaliaram seus veículos na plataforma digital (média de 600 mil avaliações por mês), ainda não os colocaram a venda, mas indicaram que estão dispostos a receber ofertas de revendedores.


Fonte: TruckBrasil